11/10/2015

Morreu António Costa Pinheiro (1932 - 2015)

António Costa Pinheiro morreu com 82 anos (1932-2015), na sexta-feira, em Munique, vítima de complicações de saúde provocadas por uma pneumonia. A notícia foi confirmada ao PÚBLICO por Bernardo Pinto de Almeida, um estudioso da obra do artista e do pintor.

Homem tímido, pouco afeito aos holofotes da consagração, desenvolveu parte relevante do seu percurso na Alemanha, onde granjeou um importante reconhecimento de artistas e galeristas, e foi, na opinião do historiador e crítico de arte, um pioneiro discreto de várias tendências da arte contemporânea.
 
Com outros artistas, nacionais e estrangeiros, co-fundou naquele país o grupo KWY, assinalando um primeiro momento da internacionalização da arte portuguesa. Depois de uma passagem atribulada por Lisboa (é preso pela PIDE em Caxias), instalou-se em 1963 na cidade de Munique, iniciando um carreira dividida entre Alemanha e Portugal.

A sua proximidade com o meio artístico europeu e acima de tudo a singularidade da pintura valeram-lhe os elogios de críticos portugueses e alemães e o reconhecimento de Harold Szeeman e Joseph Beuys. Mas nos anos 70, afastar-se-ia da pintura, desenvolvendo práticas mais conceptuais. A relação com a cultura portuguesa, que nunca desaparecera, viria a manifestar-se, com outro simbolismo, na série dedicada a Fernando Pessoa, iniciada em 1976, onde revisita os heterónimos do poeta e escritor. Será um dos trabalhos mais conhecidos e discutidos de Costa Pinheiro, mas o artista viria a escolher outros caminhos, dedicando-se ao projecto arquitectónico e de arte pública Citymobile."

Sem comentários:

Enviar um comentário