17/05/2015

HISTÓRIA DA RÚSSIA

Título: HISTÓRIA DA RÚSSIA
Autor: Brian-Chaninov
Coleção:
Tradução: António Brochado
Capa com Pedro, O Grande (segundo o célebre retrato do pintor inglês Kneller)
Editora: Livraria Tavares Martins - Porto
Edição: 2ª
Ano: 1948


Nº de págs.: 348
Dimensões: 24x 17 cm
Conservação:   Muito Bom
Preço:          INDISPONÍVEL
Referência: 1505030

Sinopse: Dá-se o nome de russos alemães ao grupo de imigrantes alemães que vieram para o Brasil no século XIX depois de um longo período vivendo em colônias por eles fundadas em terras russas. Foram convidados pela Czarina Catarina, A Grande, por volta do ano de 1763, para povoar a região do Baixo Volga, próximo ao mar Cáspio na Rússia, mais precisamente as regiões de Saratov e Sâmara.
Com o aumento do nacionalismo no final do século XIX, os russos alemães passaram a enfrentar dificuldades, perdendo vários privilégios como a isenção do serviço militar e da cobrança de impostos, e a própria autonomia de gerir diversos aspectos das colônias.
Por isso, os russos alemães começaram sair da Rússia. Alguns poucos retornaram para a Alemanha, outra parte emigrou para outros países. Dentre os destinos escolhidos estavam os Estados Unidos, Canadá, Argentina e Brasil. Um pequeno número, entretanto, preferiu não deixar suas terras e seus lares e permaneceu na Rússia.
Os imigrantes que optaram pelo Brasil se disseminaram, em sua maioria, na região sul do Brasil, por causa do clima considerado parecido com o que eles estavam acostumados.
               

Sem comentários:

Enviar um comentário