18/03/2015

OS CARACTERES DA MONARQUIA

Título: OS CARACTERES DA MONARQUIA
Autor: Gouveia Pinto
Edição: 1ª edição
Editor: PRO DOMO - LISBOA
Capa: Brochura
Ano: 1944
Nº de páginas: 129
Dimensões: 13 x 19,5 cm

Estado de conservação: Bastante sacrificado pela idade, tem um ou outro furinho na capa, tal como se vê na imagem; o miolo está limpo. Livro pouco comum.
 
Preço:  25,00 €
Referência: 1503070

Sinopse:  Obra do miguelista António Joaquim de Gouveia Pinto, tendo como subtítulo. O livro está dividido em três partes, ou três pontos de vista. No 1º, aborda os caracteres antiguidade, independência, unidade, bondade e doação. No 2º, liberdade, bens, justiça, prémios, literatura e homens grandes. No 3º, que o trono seja hereditário; que o poder do legislador seja absoluto; que se respeitem as leis antigas virtudes.
Prefácio de Fernando Aguiar, à obra de Gouveia Pinto, Os Caracteres da Monarquia, onde se considera que a monarquia portuguesa "foi sempre uma monarquia do tipo democracia social e cristã, governo do Rei e do Povo para o povo". Apoiando-se me Jacques Maritain e Tristão de Athaíde, pseudónimo do filósofo brasileiro Alceu Amoroso Lima, faz uma crítica cerrada aos sistemas políticos então vigentes na Rússia e na Alemanha. Para ele são "dois totalitarismos muito manos politicamente, posto que economicamente separados neste momento e por questão de proveito individualista; em ambos, o interesse público sobrepõe-se e até certo ponto elimina todo e qualquer interesse do homem considerado como pessoa".

Sem comentários:

Enviar um comentário